sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tales de Mileto


Ele foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624/625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C..
Tales é apontado como um dos
sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerado, também, o primeiro filósofo da "physis" (natureza), porque outros, depois dele, seguiram seu caminho buscando o princípio natural das coisas.Tales considerava a água como sendo a origem de todas as coisas. E seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
No século VI a.C. Tales de Mileto (640-546 a.C.) observou que o âmbar, ao ser atritado em lã, adquire a propriedade de atrair objetos leves e secos (sementes de grama, palha, folhas, etc.). Para ele o âmbar possuía alma por isso podia atrair coisas.

Um comentário:

  1. "Para ele o âmbar possuía alma por isso podia atrair coisas" Parece mais legal olhando por esse ângulo de visão hehehehe

    ResponderExcluir